São equipamentos destinados à produção de sólidos granulados grosseiros (de 10 a 15 mesh), quando corretamente operados, produzem pouca quantidade de finos.
Seu funcionamento baseia-se praticamente no movimento giratório de dois rolos, horizontais e paralelos, que giram na mesma velocidade e em sentidos opostos.
Os tamanhos da alimentação e do produto são controlados pela distância entre os rolos, que é regulável e mantida constantemente por meio de um conjunto de molas resistentes, mas que cedem quando, acidentalmente, um material muito duro é alimentado.
Quando o material a ser moído não for friável, são utilizados rolos dentados.
Sua alimentação é feita por meio de moega de alimentação e durante a operação de fragmentação por compressão dos sólidos, as molas podem retrair um pouco, de modo que o tamanho do produto pode ser maior que o espaçamento dos rolos.
O moinho padrão possui dois rolos fundidos em aço manganês, moega de alimentação, sistema de acionamentos, sistema de regulagem dos rolos, estrutura de sustentação e alimentação do material através de uma calha. O acionamento do eixo é feito através do sistema polia-correia e o acionamento é através de dois motores.
O material moído é descarregado em uma gaveta situada na parte inferior da carcaça, construída em aço inox.
A carcaça, as proteções e os motores estão apoiados em uma base fabricada em vigas U, que são soldadas e formam uma única peça.
Os motores, são apoiados em bases, possuindo dispositivos de esticamento das correias.
O moinho é fabricado em aço carbono e os rolos, em aço manganês.
Para mais informações consultar o catálogo do equipamento abaixo ou na página de Downloads.