Moinhos de Discos

Os moinhos de discos são equipamentos que se destinam a pulverizar pequenas amostras. Este tipo de equipamento faz uso da força centrífuga para afastar os fragmentos da zona de britamento. Sua alimentação é feita por meio de uma bica de alimentação posicionada na tampa da carcaça com tampa frontal e articulável. O moinho possui dois discos, sendo um fixo e o outro móvel. O disco fixo é sustentado pela tampa articulável e possui um furo central.

O disco móvel é fixado ao eixo central que é apoiado em mancais com buchas de bronze. A alimentação do material passa através do disco fixo.

Os discos possuem aletas ou ranhuras internas. As ranhuras variam ao longo do disco, apresentando alturas menores nas extremidades. Essa configuração permite a moagem por atrito entre o disco fixo e o disco móvel. O acionamento do eixo é feito através do sistema polia-correia. Neste sistema, a polia móvel fica situada entre os mancais e o motor com potência de 3cv.

O material moído é descarregado, por ação da força centrífuga, em uma gaveta periférica situada na parte inferior da carcaça. Para a regulagem da granulometria de material existe, no moinho, um manípulo que regula o avanço ou o recuo do eixo central. Quanto mais apertado o eixo central, mais fino será o material moído. A carcaça, a proteção e o motor estão apoiados em uma base fabricada em vigas U que são soldadas e formam uma única peça.

O motor, apoiado em uma base, possui um dispositivo de esticamento das correias. Esse esticamento é feito manualmente. Os discos do moinho são fabricados em aço manganês fundido, material muito duro e adequado para esse tipo de operação.

IMAGENS
CATÁLOGOS
Moinho de Discos
Engendrar Engenheiros Associados 2023. Todos os direitos reservados.