Os Amostradores Automáticos tipo Vezin ENGENDRAR são construídos dentro dos melhores padrões técnicos e especificações de qualidade, estando perfeitamente dimensionados para cada tipo de aplicação.
São especialmente projetados para reduzir amostras minerais granulares secas ou empolpadas. A aplicação típica é em sistemas de amostragem, como amostradores secundários, fazendo uma redução no material amostrado pelo amostrador linear ou Cross-Belt, quando estes produzem amostras muito grandes e de difícil manipulação no laboratório, ou em instalações onde os fluxos envolvidos são relativamente pequenos, como por exemplo em plantas-piloto.
Trata-se de um equipamento destinado a retirar frações de fluxos verticais em queda, para serem analisadas ou ensaiadas em laboratórios.
Podem operar de modo contínuo ou intermitente, sendo que no modo intermitente, a amostragem é feita em intervalos predeterminados e controlados através de temporizadores ajustáveis.
O equipamento é constituído basicamente de um corpo cilíndrico e um tubo coletor central, onde encontra-se fixado o cortador. A parte cilíndrica é estática e o tubo coletor central, girante. O material é alimentado pela parte superior do equipamento e descarregado pela parte inferior.
Seu funcionamento é simples, consistindo em executar um movimento de rotação do eixo do cortador, que faz com que este atravesse o fluxo de material em velocidade uniforme e controlada. A interrupção do movimento de rotação se dá quando a parte girante aciona um sensor fim de curso que envia sinal a um painel elétrico que pode ser fornecido junto com o equipamento para parar o cortador. Uma vez que os motores possuem freios eletromagnéticos, a parada é praticamente instantânea, exata e segura.
O equipamento possui duas portas de inspeção, uma na tampa e outra na lateral, que permite, inclusive a troca das facas do cortador.
Para mais informações consultar o catálogo do equipamento abaixo ou na página de Downloads.